O Poder da Comunicação

Nos últimos anos o mundo dos negócios exige profissionais cada vez mais preparados e com várias habilidades. A habilidade de conversar será útil a você em qualquer circunstância: no contato com uma ou mais pessoas, numa reunião profissional, proferindo palestras, ministrando aulas, participando de convenções. Enfim, é uma qualidade que sempre o ajudará a abrir portas para o sucesso.

A comunicação é necessária em todos os momentos de nossa vida, quer seja ela profissional ou pessoal. Precisa, portanto, ser aperfeiçoada para sermos persuasivos, convincentes e cativantes nas nossas conquistas enquanto pessoa ou representante de uma empresa, buscando um inter-relacionamento diferenciado e alcançando as exigências cada vez maiores do mercado.

É importante que você perceba o quanto o nosso modo de falar e agir interfere no marketing pessoal. A influência da comunicação é tão grande que vale muito a pena dedicar esforços e atenção em prol de seu aprimoramento. Uma comunicação eficaz, segura e compreensível implica alguns cuidados fundamentais.

Primeiramente é importante que você convença a si mesmo antes de tentar convencer os outros. Um discurso bem planejado, evidentemente, segue uma estrutura que contém começo, meio e fim. Estude, pesquise a respeito, reúna fontes confiáveis que agreguem valor à sua idéia. Mais do que isso: troque experiências. Não adianta falar maravilhas, se ninguém for capaz de decifrá-las. Tome muito cuidado com o seu jeito de falar. Note se as pessoas costumam pedir para que você repita suas frases; se fazem expressões faciais estranhas enquanto o ouvem; se dão respostas que revelam falta de atenção na conversa. O falar diz respeito à articulação, que consiste na produção dos sons da fala. Ela resulta da movimentação dos órgãos que compõem a cavidade oral. Para que a mensagem saia clara, esta movimentação deve ser precisa e eficaz. Evite falar depressa e preste atenção no ritmo da respiração.

Quando nos encontramos em situações que geram nervosismo, medo ou ansiedade, como falar em público, o ritmo respiratório se modifica tornando-se mais curta, ás vezes audível e rápida. Alguns exercícios de relaxamento e aquecimento podem ser feito antes da atividade vocal.

A voz reflete a nossa personalidade, os nossos sentimentos e o nosso estado de humor.

autor: Laerte Soares Basilio Junior

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: