Estimule a criatividade de sua equipe

A cultura inovadora entre os funcionários melhora processos, produtos e serviços

Por Fernanda Tambelini
0,,21180898,00Inovação é tema recorrente em bate-papos sobre empreendedorismo. Poucos discordam da necessidade de encontrar meios que agreguem valor ao negócio para se manter no mercado. Mas também são poucos os que encontram o caminho para ter um ambiente realmente criativo. Especialistas do mundo todo afirmam que é preciso estimular a cultura inovadora entre os funcionários. Só assim é possível aplicar melhorias em processos, produtos ou serviços.

Algumas atitudes simples podem solucionar o problema. Confira.

Instigue toda a equipe: o primeiro passo é não departamentalizar o tema. Lembre aos funcionários que a tarefa é de todos e sempre recompense quem der sugestões com aplicações práticas. Crie metas de inovação e dedique parte das horas de trabalho à busca de novidades. Em todos os casos jamais despreze quem fizer sugestões não aplicáveis.

Entenda as oportunidades: cada empresa tem as suas brechas para a inovação. Avalie se a sua oportunidade está na experiência do cliente com os produtos ou serviços, nos processos produtivos ou no próprio modelo de negócio. Analise também qual a direção estratégica da sua empresa e oriente a criatividade dos funcionários para o mesmo caminho.

Use ferramentas: a empresa deve ter mecanismos para capturar as ideias de seus colaboradores e oferecer espaços para eles trocarem suas observações e experiências. Dedicar meia hora no início de cada reunião para o tema e fazer um quadro para acompanhar o andamento dos projetos funciona. Cafés da manhã e happy hours especiais são outra estratégia para estimular a troca de informações entre os diferentes departamentos.

Dê feedback: os funcionários só levam o sistema a sério se a liderança da empresa mostrar isso. Analise a viabilidade de todas as sugestões recebidas e sempre dê um retorno ao autor. Para as viáveis, mantenha a equipe informada sobre o andamento do projeto e fique aberto para receber novos comentários em todas as etapas do desenvolvimento.

Execute: após analisar cada uma das sugestões recebidas e escolher quais serão levadas adiante, é preciso executá-las. Forme grupos preparados e comprometidos com a tarefa e cobre disciplina. Se tudo der certo, recompense a equipe e comemore as conquistas.

Fonte: Pequenas Empresas, Grandes Negócios
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: